FORMATO SPRINT DESVENDADO

A Fórmula 1 confirmou um novo formato para os fins de semana de Sprint em 2023, que têm agora uma segunda sessão de qualificação, conhecida como Sprint Shootout, adicionada ao programa do GP.

O novo formato, que foi votado pela Comissão de F1 e pelo Conselho Mundial de Automobilismo na terça-feira antes do GP de BAKU, será usado nos seis finais de semana de Sprint desta temporada.

  1. GP do BAKU – 29 de abril
  2. GP de ZELTWEG – 1º de julho 
  3. GP de SPA– 29 de julho 
  4. GP do LUSAIL – 7 de outubro 
  5. GP de AUSTIN – 21 de outubro
  6. GP de INTERLAGOS – 4 de novembro

O cronograma atualizado fará com que a sessão de qualificação de sexta-feira defina o grid para a corrida de domingo, enquanto o sábado agora apresentará uma dobradinha autônoma do Sprint Shootout para ditar a ordem para a corrida de 100 km (Sprint).

ANTES DE BAKU 2023:
O formato anterior, que foi usado desde que os fins de semana Sprint foram introduzidos na F1 em 2021, viu uma sessão de qualificação na sexta-feira definir o grid para a corrida encurtada de sábado, que por sua vez definiria a ordem para o Grande Prêmio de domingo.

NA PRATICA:
SEXTA – FP1
(1h) e a QUALIFICAÇÃO para o GP,
SABADO -SPRINT SHOOTOUT (mini-Qualy) e SPRINT (100km),
DOMINGO – GRANDE PREMIO (>305 km).

SPRINT SHOOTOUT
Como funciona o Sprint Shootout?
O Sprint Shootout segue o mesmo formato eliminatório de três sessões da qualificação normal, mas cada segmento do Q1, Q2 e Q3 foi encurtado para atender às preocupações de elementos FIA (powerunit) e pneus das equipes.

SQ1 foi reduzido de 18 minutos para 12 minutos.

SQ2 foi reduzido de 15 minutos para 10 minutos.

SQ3 foi reduzido de 12 minutos para 8 minutos.

O objetivo é que cada carro tenha apenas uma volta rápida em cada sessão, embora duas saídas possam ser feitas no SQ1, enquanto o SQ2 e o SQ3 permitiriam tempo para duas voltas cronometradas sem um pitstop entre as tentativas.

A outra diferença significativa entre o Sprint Shootout e a qualificação regular serão as restrições ao uso de pneus.

Enquanto as equipes são livres para usar qualquer um de seus pneus disponíveis na classificação regular, no Sprint Shootout novos jogos de pneus MEDIUM serão obrigatórios no SQ1 e SQ2 (ou pneus SOFT usados). No SQ3, os pilotos devem rodar com pneus SOFT, mas não precisam ser novos.

SPRINT
Como funciona o Sprint?
O Grid é determinado pela Sprint Shootout, a largada é tradicional (parada) e os pilotos devem completar um numero de voltas equivalente à 100 km, até a bandeira quadriculada.

O vencedor do Sprint marcará oito (8) pontos, com esse valor diminuindo em um ponto para cada um dos oito primeiros.

PITSTOPS NA SPRINT?
Ao contrário do Grande Prêmio (Domingo), não há necessidade de troca obrigatória de pneus e, a menos que os carros sejam danificados, furados ou chova, não espere que eles deixem a ação na pista para o pit lane entre as luzes apagadas e a bandeira quadriculada.

Os pilotos são livres para rodar com qualquer composto de pneu – duro, médio ou macio.

PENALIDADES
Como serão aplicadas as penalidades de grid?
Juntamente com o anúncio do novo formato, também foram fornecidos esclarecimentos sobre como as penalidades de grid serão aplicadas durante os finais de semana do Sprint.

Infrações na sessão de treinos ou qualificação de sexta-feira serão aplicadas à corrida, enquanto as penalidades incorridas no Sprint Shootout serão aplicadas ao Sprint.

Uma penalidade de grid resultante de um incidente durante o Sprint será aplicada à corrida de domingo, enquanto qualquer violação do parque fechado resultará em largadas no pit lane tanto para o Sprint quanto para a corrida.

Quaisquer penalidades de grid causadas por violação dos limites da unidade de potência serão aplicadas apenas à corrida, a menos que sua instalação também represente uma violação do parque fechado.

Se tiverem perguntas, mandem nos comentários … 😉

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *