23R07 - MONACO
MONACO será a PRIMEIRA etapa europeia da F1 2023 (que deveria acontecer em IMOLA).
A escolha das gomas em Mônaco não têm mistério, serão sempre e eternamente as mais macias do cardápio. Unica novidade para este final de semana (mesmo se pouco provável vermos sua utilização), é a introdução dos novos pneus WET (sem necessidade de utilizar as tyre blankets.
A pista é bem conhecida, tem uma track evolution gigante (efeito da cerveja na Rascasse / T18), degradação super-baixa e uma estratégia UNICA para todos: esperar sair um SC ou um VSC para fazer uma (ou mais) paradas nos boxes.

A previsão é de tempo constante e monótona todo o final de semana. A pressão atmosférica esta caindo, mas as primeiras previsões de chuva aparecem somente para Quarta-feira da semana que vem. Mas ainda é possível termos chuvas de “verão” no final da tarde. Principalmente no sábado.
Vento fraco e temperaturas normais devem facilitar a vida dos engenheiros.

O traçado é o mais curto da temporada. Tão curto que é o único que não respeita a regra dos 305 km.

Alem de ser o mais curto, é de longe também o mais travado e lento do ano. Praticamente 150 km/h de média!
Downforce e tração são os elementos mais importantes para fazer uma boa volta de qualificação … ponto mais importante do final de semana.

A Pirelli esta trazendo mais uma vez as gomas mais macias e, como já comentamos, no final das contas todo mundo tentar fazer 1 unica parada… mesmo que esteja faltando uma roda!

Monaco é uma corrida interessante também para assistir. Parece mentira mas é a corrida mais acessível e barata do ano!!!
Uma coisa muito legal é poder andar a pé no traçado onde passam os carros. Parar para tomar algo na Rascasse. Ver barcos e carros lindíssimos e até trocar uma ideia com os proprietários.
Confesso que a corrida em si é muito chata … mas ainda assim colocaria Mônaco no meu TOP10 de circuitos favoritos.
Acho que é isso … 😉