23R09 - MONTREAL
MONTREAL é uma das minhas destinações preferidas. Mesmo se a maior parte do tempo passamos nas pistas (no paddock), ou nos trajetos aeroporto-hotel e hotel-circuito. Em Montreal chegamos geralmente na terça e temos um pouco mais de tempo para visitar, aproveitar a cidade, se misturar com o povo… com certeza faz parte do meu TOP5 !!!
O circuito mesmo não é la essas coisas. Não chega nem no joelho de Silverstone, Spa ou Suzuka. A pista é bem conhecida e sabemos que é preciso ter bons freios e um mapa de tração perfeito (driveability).
Outros pontos importantes são: temperaturas podem variar muito durante o dia, ou de um dia para outro; a evolução da pista é muito grande durante o final de semana; uma boa parte das equipes termina o GP dentro do “lago” que tem atras do paddock 😃
A PIRELLI esta trazendo os pneus mais macios do catalogo (C3, C4 e C5) e a galera do “fundão” deve tentar uma parada só.

As condições meteorológicas estão mudando bastante durante o GP e poderemos ter chuva para P2 e P3.
O vento vai soprar forte em P3, vindo do nordeste. O que pode atrapalhar bastante a freada para a curva 13 … e empurrar a galera para o “muro dos campeões” !
Domingo parece que vai ter tempo bom, pois a pressão esta subindo bastante … mas alguns modelos ainda estão calculando uma garoa fina.

No caso da chuva cair … aqui embaixo tem um grafico com o “cross-over” entre cada tipo de pneu. Em outras palavras, podemos ver à partir que qual tempo de volta é melhor passar de um tipo de pneus para outro. Por exemplo: se a chuva começar a cair, melhor trocar para INTER quando a volta dos pilotos estiver ficando mais lentas que 1’24s … ou passar de INTER para WET por volta de 1’32s.

O traçado é um dos mais curtos, junto com mais outros 5 que estão na faixa dos 4300m. O que acaba facilitando a vida dos engenheiros da parte hibrida, mas que pode dar um trabalhinho extra para os engenheiros que cuidam das temperaturas dos pneus. As vezes pista curta pode ser sinônimo de “preparation lap“.

Não tendo curvas de média/alta velocidade, o downforce vai ser bem baixo para privilegiar a velocidade nas retas e as ultrapassagens.
Motor tem que estar super-bom e os mapas bem acertados. Pois a tração nas saídas de curva (principalmente da T10) vai ser crucial no tempo de volta e na velocidade máxima na freada da T13.

Os pneus não são tão solicitados quanto vimos em Barcelona e o grafico abaixo mostra claramente porque a PIRELLI escolheu as gomas mais macias do catalogo. Como ja mencionado. Equipes de ponta vão provavelmente fazer duas paradas, até mesmo para tentar o pontinho extra no campeonato. Enquanto as equipes do fundo vão tentar fazer uma parada só e, quem sabe, esperar o Safety-Car para perder ainda menos tempo que os 18.5s de uma parada normal.

Vale lembrar que as ultrapassagens são possíveis e as penalidades por introdução de elementos novos menos relevantes. Não ficaria surpreso com o Checo colocando uma 4a bateria por exemplo.
Agora é rezar para essa chuva de sábado bagunçar com tudo e nos dar uma corrida super-empolgante.
Acho que é isso … 😉
Obrigado por tantas informações úteis referente ao tema. Amamos a F1
Que bom Sérgio … vamos que vamos.
Rico, ouvi muitas explicações sobre o assoalho da RedBull ser melhor que os demais mas as informações que encontrei são muitos esparsas e confusas.
Poderia clarificar esse assoalho e o que faz dele tão bom? Ao que parece para mim, o segredo da RBR está mais em cima do carro(asas e beam wings ) do que exatamente o assoalho.
Ahh, e o DRS triplo, a explicação do Gary Anderson ficou bem pela metade..
Abraço e parabéns pelo site.
A melhor pessoa para te explicar isso é o Kyle! Procura o canal dele no Youtube “KYLE.ENGINEERS” que vc vai ver muita analise boa em aerodinamica.
Ele é meio perdido. Análise sem sinteze de idéias, falta conceito pra ele
Melhor conteúdo sobre F1.
Brigadão JP !
Análise fantástica Rico!!
Parabéns mais uma vez e bora torcer para essa chuva cair e bagunçar o grid para uma boa corrida no domingo!
Algum ponto interessante a ser mencionado sobre as novidades que as equipes tem trazido nos últimos gps que possa diminuir a distância para RB (novidades da Ferrari, Aston e Mercedes)?
Um abraço!
A chuva vai cair na qualificação … com vento … bagunça garantida pelo menos até o grid 🙂
Rico, Nos gráficos abaixo fica claro a ineficiência da asa traseira nos carros de F1.
Não seria interessante produzir um protótipo sem asas e somente com o downforce do assoalho?
Afinal , eficiência na F1 é crucial para o desempenho.
Conferir imagem abaixo:
https://www.formula1-dictionary.net/Big/downforce_vs_drag_big.png
essa asa é de 2009. As asas de 2021 funcionam bem melhor, sem esquecer que entre as asas traseiras e o difusor ainda existem outras asas “camufladas” que aumentam o downforce. IMPOSSIVEL tirar as asas dos carros … é so ver o que a Peugeot fez e vai ter que corrigir 🙂
Veja essa mais atual Rico, parece que aumentou ainda mais o drag das asas
https://i86.servimg.com/u/f86/14/79/55/26/rce210.jpg
Se a chuva cair, poderemos deslumbra um super duelo entre o trio de campeões!!!
A previsão esta cada vez mais concentrada para o Sabado … Qualy vai ser muito bom!
Acompanho todos telemetrias desde que iniciou, e essa foi minha visita ao site e seu texto está muito bom! Realmente é um alento ter esse conhecimento compartilhado. Fui assistir Interlagos em 2021 e acabei explicando vários itens e elementos dos carros para o pessoal que estava comigo devido ao que acompanho nos telemetrias. Valeu Rico 😄
Que legal William!!! Fico feliz em ler tuas linhas!
Abração.
Rico, olhei os gráficos sobre asas e arrasto do senhor acima e fez total sentido depois da corrida de hoje.
O Vespa tava correndo sem asa traseira praticamente (comparado com os outros) e a telemetria mostra uma vantagem absurda nas retas sem perder desempenho nas curvas.
Esse sintoma é que o downforce está vindo todo praticamente do assoalho, pois este gera uma relação downforce x drag muito maior. A relação downforce x drag das asas é menor que 1 em todos os casos.
Eu apostaria que o Newey projeta um carro sem asa traseira daqui algumas temporadas pois a moral dele está lá no alto e encontrará menos resistência política interna
TOP … bora ver como vai ser em Zeltweg.