TELEMETRIA – 23R10ZEL

23R10 - ZELTWEG

ZELTWEG é uma destinação muito … muito … MUUUUUUITO … calma. Imagina uma roça bem tranquila nos alpes Austríacos e isso seria Zeltweg (que na verdade é aonde fica o RedBull Ring). Porém, para quem gosta de F1, de aviões e de schnitzel, é uma excelente escolha!!!

O circuito parece muito fácil de pilotar, mas na verdade é preciso muita concentração para otimizar cada uma das pouquíssimas curvas (na pratica somente 8), ter boa tração nas saídas e muita precisão nas freadas.

Vale lembrar que esse final de semana teremos a nossa 2a SPRINT do ano (depois de BAKU). Leia o meu outro post para ver os detalhes do que muda 😉.

A PIRELLI esta trazendo os pneus mais macios do catalogo (C3, C4 e C5). Os pilotos da ponta vão muito provavelmente fazer duas paradas, mas a galera do “fundão” deve tentar, como sempre, uma parada só.

As condições meteorológicas estão mudando bastante e a depressão que esta chegando na sexta-feira, vai muito provavelmente trazer chuva para a QUALIFICAÇÃO !!!

Sábado vai ter pista “verde” para o Sprint Shootout e talvez até um resto da chuva de sexta-feira. Domingo ainda esta longe, mas não parece que vai cair chuva forte não.

No caso da chuva cair … aqui abaixo tem um gráfico, atualizado para Zeltweg, com o “cross-over” entre cada tipo de pneu. Em outras palavras, podemos ver à partir que qual tempo de volta é melhor passar de um tipo de pneus para outro. Por exemplo: se a chuva começar a cair, melhor trocar de SLICKS para INTER quando a volta dos pilotos estiver ficando mais lentas que 1’16s … ou passar de INTER para WET por volta de 1’22s.

O traçado é um dos mais curtos, junto com mais outros 5 que estão na faixa dos 4300m. O que acaba facilitando a vida dos engenheiros da parte hibrida, mas que pode dar um trabalhinho extra para os engenheiros que cuidam das temperaturas dos pneus. As vezes, pista curta pode ser sinônimo de “preparation lap“.

Não tendo curvas de alta velocidade, o downforce vai ser médio-baixo para privilegiar a velocidade nas 3 zonas de DRS e as ultrapassagens.

Assim como em Montreal, o PowerUnit tem que estar super-bom e os mapas bem acertados. Pois a tração nas saídas das curvas é crucial no tempo de volta.

Os pneus serão mais solicitados que em Montreal, mas a PIRELLI escolheu as mesmas gomas mais macias do catalogo.

Como bem comum nesse caso, equipes de ponta vão provavelmente fazer duas paradas. Até mesmo para tentar o pontinho extra no campeonato. Enquanto as equipes do fundo vão tentar fazer uma parada só.

ZELTWEG é um circuito onde as penalidades não são tão problemáticas e seria uma opção bem sensata antes de Spa. Pois Budapest é impossível e Silverstone é corrida em casa para muitas equipes.

Agora é esperar a chuva de sábado bagunçar tudo, o Fernando fazer a pole e o Lando subir no podium. Só não vou dizer quem eu acho que vai ganhar a corrida para não dar azar …

Acho que é isso … 😉

Um comentário

  1. RICO,
    VC ARRISCARIA DIZER QUE A SUSPENSÃO TRASEIRA DA RBR SENDO PUSH ROD CONSEGUE MAIS TRAÇÃO QUE AS OUTRAS EQUIPES?
    PELO QUE PESQUISEI, ESSE ESTILO DE SUSPENSÃO PERMITE COPIAR MELHOR O SOLO NA HR QUE O PILOTO BUSCA O TORQUE.
    SERIA ESSE O SEGREDO DA MELHOR SAIDA DE CURVA DA RBR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *