TELEMETRIA – 23R18LUS

23R18 - LUSAIL

LUSAIL é uma corrida bem nova no circo da F1, tendo sido palco de uma unica etapa, no ano de 2021. Com o formato tradicional e asfalto “antigo”.

Esse final de semana tem tudo para trazer muitas surpresas e até mesmo uma zebra! Pois teremos o tão querido formato SPRINT, numa pista pouco conhecida; com asfalto e zebras novos; com muito calor e sol em P1 … e de noite para a Qualificação!

O circuito é muito parecido com Silverstone e Suzuka no quesito “TYRE STRESS”, pois possui muitas curvas de media e alta velocidade, com mudanças de direção rápida.

Por isso a PIRELLI esta trazendo os pneus mais duros do catalogo (C3, C4 e C5). Os pilotos da ponta vão muito provavelmente fazer duas paradas, mas a galera do “fundão” deve tentar, como sempre, uma parada só.

As condições meteorológicas estão mudando bastante e a depressão que esta chegando na sexta-feira, vai muito provavelmente trazer chuva para a QUALIFICAÇÃO !!!

Sábado vai ter pista “verde” para o Sprint Shootout e talvez até um resto da chuva de sexta-feira. Domingo ainda esta longe, mas não parece que vai cair chuva forte não.

No caso da chuva cair … aqui abaixo tem um gráfico, atualizado para Zeltweg, com o “cross-over” entre cada tipo de pneu. Em outras palavras, podemos ver à partir que qual tempo de volta é melhor passar de um tipo de pneus para outro. Por exemplo: se a chuva começar a cair, melhor trocar de SLICKS para INTER quando a volta dos pilotos estiver ficando mais lentas que 1’16s … ou passar de INTER para WET por volta de 1’22s.

Não tendo curvas de alta velocidade, o downforce vai ser médio-baixo para privilegiar a velocidade nas 3 zonas de DRS e as ultrapassagens.

Assim como em Montreal, o PowerUnit tem que estar super-bom e os mapas bem acertados. Pois a tração nas saídas das curvas é crucial no tempo de volta.

Os pneus serão mais solicitados que em Montreal, mas a PIRELLI escolheu as mesmas gomas mais macias do catalogo.

Como bem comum nesse caso, equipes de ponta vão provavelmente fazer duas paradas. Até mesmo para tentar o pontinho extra no campeonato. Enquanto as equipes do fundo vão tentar fazer uma parada só.

ZELTWEG é um circuito onde as penalidades não são tão problemáticas e seria uma opção bem sensata antes de Spa. Pois Budapest é impossível e Silverstone é corrida em casa para muitas equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *