TELEMETRIA – 24R01SAK

24R01 - SAKHIR

Por ser considerada a pista mais abrasiva da temporada (unica com nível 5 nesse quesito), a PIRELLI escolheu os compostos mais duros do catalogo, idem 2023. Os HARD serão os pneus C1, os MEDIUM serão os C2 e os SOFT serão os C3. O numero de jogos continua o mesmo que em 2023 (13 em corridas normais e 12 nas corridas SPRINT), sendo respectivamente: 2, 3 e 8 jogos de C1, C2 e C3 para cada piloto.
Mesmo se andaram em Sakhir na semana passada, durante FP2 sera importante comparar os dois compostos mais duros (principalmente em degradação térmica), para saber qual deles sera utilizado em prioridade durante a corrida.

O tempo vai estar “bom” em Sakhir com a pressão atmosférica alta impedindo a formação de nuvens. Mas as temperaturas estarão muuuuito mais baixas que o “normal”, mesmo durante FP1 e FP3! 

O vento vai estar extremamente forte durante Fp1 mas, vindo do mar, não devera trazer muita  sujeira para a pista. O maior problema serão as rajadas de até 50 km/h, que podem atrapalhar a equilíbrio do carro e o trabalho de acerto. Durante a qualificação o vento vai estar mais fraco e deve desaparecer para a corrida.

Os engenheiros gostam de Sakhir por ser uma pista com desafios, porem muito bem conhecida. A gestão de energia da parte hibrida não é muito fácil, pois tem muitas retas onde o K é importante (setores 1 e 3) e o circuito não é dos mais curtos. O que torna a utilização do OverTake button muito interessante e as trocas de mensagem por radio animadas 🙂

O nível de downforce já esta praticamente decidido desde o final dos testes da semana passada. Baseado nas top speeds de cada equipe e no equilíbrio dos carros. Mas ainda poderemos ver engenheiros arrancando os cabelos entre velocidade máxima (importante para atacar/defender), apoio aerodinâmico (importante no 2° setor) e degradação dos pneus.

 

Com as temperaturas extremamente baixas, os pneus mais duros do catalogo e uma pista com o maior índice de abrasividade da temporada, o trabalho dos estrategistas vai ser muito complicado durante a noite de sexta para sábado ! Lembrando que a corrida não ocorre no Domingo neste final de semana.

A degradação térmica dos pneus, associada com o alto poder do UNDERCUT nessa pista, pode tornar essa corrida muito mais interessante do que pensávamos.

PITACOS
Eu acho que o Charles pode ganhar a corrida … mesmo se todas as indicações nos fazem crer que o Max vai ganhar fácil.

e ai? O que você acha???

6 comentários

  1. Muito bom esta análise técnica do circuito, pois temos uma visão daquilo que as esquipes estoa se preparando. Show!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *