24R02 - JEDDAH

Essa segunda corrida da temporada vai ser super-importante para quem estava mal em Sakhir!
Tendo somente os dados dos simuladores antes de atacar o FP1 (o que NÃO foi o caso em SAK) e sendo um traçado com características completamente diferentes do anterior (muito mais fluido e “lateral”), as equipes “bem preparadas” vão simplesmente esmagar as que continuarem pisando na bola.

A meteorologia é muito tranquila em termos de pressão e temperatura. O único fator que pode atrapalhar bastante é o tipico VENTO de NOROESTE. Potencialmente criando instabilidade em praticamente todo o “retorno” da curva 13 (parte laranja na imagem acima) e na freada da curva 27.

Pistas muito longas sempre são fontes de problemas para os engenheiros que trabalham na parte HIBRIDA. Pois a quantidade de energia que pode ser utilizada numa volta é limitada, e temos que escolher trechos onde o MGU-K deve ser simplesmente “desligado”.
Mas esse traçado tem uma porção gigante, onde é praticamente impossível de se ultrapassar (entre as curvas 2 e 21), o que tira esse grande espinho do pé. Porém sobra outro espinho, o chamado UNDERCUT, que sera abordado mais abaixo na parte dos pneus.

Jeddah é de longe o Street Circuit mais rápido do ano, com velocidade média acima dos 250 kph !!!
Max andou cerca de 0.59% mais rápido em SAK em 2024 (tempo de volta), o que deve aumentar essa média para 253 kph, aplicando o mesmo delta. #INSANO

Numa pista como Jeddah, acertar o nível de downforce é primordial. Não somente em termos de performance, mas principalmente em termos de confiança no carro. Os pilotos podem confrontar e até contradizer os resultados de um AERO SCAN. Simplesmente por não terem confiança num determinado pacote aerodinâmico, estimado como sendo o ótimo para o circuito.

A Pirelli esta trazendo os mesmos pneus que em 2022 e 2023 (C2, C3 e C4).
O asfalto é muito menos abrasivo que Sakhir e a degradação térmica é muito mais baixa. Fatores que já favorecem uma estratégia comportando uma unica parada. Estratégia ainda mais privilegiada em Street-Circuits, onde temos muito mais risco de termos Safety-Car, Virtual Safety-Car e até mesmo Red-Flags.
Os 2 pontos nos quais as equipes de estratégia vão trabalhar muito neste GP serão: a escolha dos pneus para a largada (dependendo da posição no grid); e a janela para tentar o UNDERCUT (pois em Jeddah ele pode ter muito efeito).
Se tivesse que apostar num podium eu diria: Max, Carlos e Lando. 😉
e você ???
Rico em 2026 muda os motores… não é só tirar o MGH OU K?
Ficou top o site.
Infelizmente a “besteira” não sera somente essa 🙁
Torcendo para tudo dar certo ai na Italia amigo !!!
Fala Rico
adorei o site, não perco nenhum programa que você está.
Acho que vai ser Max, Perez e Saiba de novo. Abs
Salve Vini,
que bom … confesso que da um trabalhinho mas, se é para a alegria dos amigos, vou mantendo ele em dia 🙂
Abração