TELEMETRIA – 24R05SHA

24R05 - SHANGHAI

Shanghai é um GP estranho, tipo em outra “galaxia” e não sei dizer se gosto ou se detesto. Algumas vezes foram experiencias sensacionais, outras foram pura decepção e até raiva. Cultura completamente diferente da ocidental, hábitos e valores muito fora dos padrões “terrestres” e varias historias para servir de exemplo. Um dia quem sabe eu coloco tudo num livro. 😃

O circuito fica longe do centro urbano, numa área que vimos crescer num ritmo alucinante nos 15 anos que corremos por la. O traçado é bem legal, mega-mixto, 4 curvas de baixa, 2 curvas de alta, 2 retas com DRS, 4 zonas de ultrapassagem  e tem até um banking (curva 13). 

Esse final de semana vai ser muito animado, TODOS os dados do passado (lembrando que não corremos aqui desde 2019) não servem para NADA! Para complicar ainda mais as coisas, teremos somente 1h de FreePractice antes de atacar a SprintQualy! O formato mudou, com a SprintRace acontecendo no Sábado de manhã e a Qualificação para a Corrida de domingo, de volta ao sábado a tarde.

Se já parece bastante complicado … de uma olhada na previsão meteorológica …

Hoje (quarta) caiu um pé d’água o dia inteiro. Amanhã (quinta) vai ter muito sol e, se a poluição deixar os raios passarem, a pista deve secar para sexta, quando teremos 20°C e muito vento de SE (trechos onde o carro pode ser destabilizado)

A pressão atmosférica vai despencar, trazendo muita chuva da tarde de sexta (provavelmente após a SprintQualy) até pouco antes do inicio da SprintRace. Além da duvida de como estará a pista no sábado, vai ter um ventão muito forte de NE, sentido contrario ao de sexta (trechos onde o carro pode ser destabilizado)!

Para o domingo, dia de corrida, deve ser tudo mais calmo, sem chuvas e com vento fraco. Mas sendo ainda quarta-feira … muita coisa pode mudar.

O traçado não foi alterado mas o asfalto sofreu um tratamento especifico (fresagem de precisão e grenaillage), para tirar todo e qualquer calombo, que possa impactar a performance aerodinâmica dos atuais carros.

Com 5451 m, Shanghai se posiciona no 9° lugar e pode ser considerado médio-longo. Tendo 2 retas relativamente longas e 4 curvas de baixa, a tração e a utilização de energia vão ser muito importantes.

No que diz respeito a velocidade média, o traçado de Shanghai é bastante travado. O que nos faria colocar um downforce bem alto, se não fosse a retona entre as curvas 13 e 14! A escolha da asa traseira vai depender muito do trabalho feito nos simuladores. Eu não ficaria surpreso de ver os dois pilotos da mesma equipe testando asas diferentes, no único treino livre do GP!

Apesar de ter uma classificação elevada nos seus próprios critérios, a PIRELLI não optou por trazer os pneus mais duros do catalogo, mas sim os mesmos que em 2019: C2C3 e C4. O que induz a optar por uma estratégia de duas paradas na corrida de domingo. Outro fator importante que também nos leva nessa direção, é o poder dUNDERCUT.

De mais acho que a FERRARI pode surpreender, se conseguirem trazer um carro já pronto para o FreePractice. Caso contrario seria mais um passeio do MAX. McLaren anda se mostrando forte em pistas de baixa e deve se aproximar do podium.

Acho que é isso … 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *